quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

UMA JANGADA DE PEDRA A CAMINHO DO HAITI


O Grupo Leya, a Editorial Caminho e a Fundação José Saramago lançaram com outros parceiros, a campanha “Uma Jangada de Pedra a caminho do Haiti”, ato de solidariedade para com as vítimas do terremoto no Haiti.
A ajuda será dada através da venda de uma edição especial do livro “A Jangada de Pedra”, nas livrarias portuguesas a partir da próxima sexta-feira.
As editoras de José Saramago na Espanha e na América Latina farão campanhas semelhantes nos respectivos países.
Tanto a capa quanto a notícia foram retiradas do Bibliotecário de Babel (http://www.bibliotecariodebabel.com/).

HOJE É COM CECÍLIA MEIRELES

Gerana Damulakis

Minha relação com a poesia vem desde muito cedo. Claro que a culpa foi do ambiente. Pessoa na família que era poeta, todos falavam muito de literatura, outra pessoa na família que era jornalista e escritor, biblioteca em casa. Tudo isto ajuda e influencia, embora não necessariamente, tampouco definitivamente. De forma que trago a poesia e a admiração pelos poetas dentro de mim, eles acharam morada permanente. Acontecimento automático: adorar descobrir poetas, vibrar com as realizações deles. E, assim, alimento a poesia que reside em mim.

Cada dia amanheço com certos versos. Fiel, Manuel Bandeira tem lugar cativo. Mas ando muitos passos com Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Florbela Espanca, João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade, Manoel de Barros ... para ficar com aqueles de nossa língua.

Hoje são os versos de Cecília Meireles (1901-1964) que tomam os pensamentos, se repetem como frases musicais, me encantam, trazem imagens belas e estranhas. A poesia é um mundo fascinante.

4º MOTIVO DA ROSA

-----------Cecília Meireles

Não te aflijas com a pétala que voa:
também é ser, deixar de ser assim.

Rosas verás, só de cinza franzida,
mortas intactas pelo teu jardim.

Eu deixo aroma até nos meus espinhos,
ao longe, o vento vai falando em mim.

E por perder-me é que me vão lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.