segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON


Gerana Damulakis


O filme O curioso caso de Benjamin Button, baseado no conto de F. Scott Fitzgerald, tão falado devido ao Oscar, me levou a retirar o trecho abaixo, já do final do conto, para destacar aqui a pungência da narrativa genial que tanto me fascina.


Quando sentia fome, chorava - nada mais. Apenas respirava através dos dias e das noites e, sobre ele, havia suaves murmúrios e ruídos que mal ouvia, e odores levemente diferentes, e luz e treva.

F. Scott Fitzgerald, "O curioso caso de Benjamin Button" in Seis contos da era do jazz e outras histórias, tradução de Brenno Silveira para a José Olympio Editora.


Mais não digo, pois qualquer palavra tira o tanto de surpreendente que é este conto. Não vale adiantar a história, vale estimular a leitura. Visite o site: http://www.benjaminbutton.com.br

MEU MINICONTO PREFERIDO

Gerana Damulakis

Eu aprendi a gostar dos minicontos depois de torcer o nariz para eles durante algum tempo. Mas, eclética em se tratando de literatura, e não afeita aos radicalismos e ao espírito de manada que embotam as pessoas, fui observar melhor o que se pretende com o miniconto. Leitora, encontro nos minicontos uma necessidade maior ainda de usar a minha imaginação para preencher as lacunas de um texto tão conciso. E aí está o meu miniconto preferido. É incrível toda a história que posso criar atrás de tão poucas palavras.

Vende-se: sapatos de bebê, sem uso.

Ernest Hemingway