terça-feira, 25 de maio de 2010

SE SERÃO MAIS FELIZES?



Gerana Damulakis

Praticamente todo o livro de José Saramago, O Evangelho segundo Jesus Cristo (Companhia das Letras, 1991), serve como fonte de citações, diálogos formidáveis e êxtases literários. Já contei que tenho um belo caderno repleto de trechos de cada romance de Saramago; cada trecho com sua dada página e título do livro em questão.

Hoje, lembrei-me da cena de Jesus, em conversa com Deus. Jesus advogando a nossa causa: os anseios, os amores, as dores, as penas e, enfim, os sofrimentos e os desejos humanos - mais precisamente, a nossa almejada felicidade.

Fala claro, interrompeu Jesus. Não é possível, disse Deus, as palavras dos homens são como sombras, e as sombras nunca saberiam explicar a luz, entre elas e a luz está e interpõe-se o corpo opaco que as faz nascer. Perguntei-te pelo futuro. É do futuro que estou a falar. O que quero que me digas é como viverão os homens que depois de mim vierem. Referes-te aos que te seguirem. Sim, se serão mais felizes. Mais felizes, o que se chama felizes, não direi, mas terão mais esperança duma felicidade lá no céu onde eu eternamente vivo (SARAMAGO, 1991, p. 379).