sexta-feira, 29 de maio de 2009

REVISITANDO ADÉLIA PRADO

Gerana Damulakis

Leio e leio e leio romances e contos, mas a poesia não cala dentro de mim. A poesia dos outros, claro está. Nem de longe um ataque de vaidade, não combina, deixo a vaidade para certas pessoas que acabarão explodindo um dia desses. É sobre poesia que desejo escrever.

Maria Muadiê colocou outro dia algumas linhas de Adélia Prado no seu blog. Tive que retornar para a poesia de Adélia, precisei entrar de novo naquele seu mundo poético tão original, tão sagrado. A fé que permeia aquela poesia, quando mais não fosse pelo fato de fazê-la mais bela e encantada, seria uma nota para distinguir a poeta. Fé, amor, sexo, miudezas da vida: parece que Adélia torna poesia cada segundo vivido. De todas as facetas, escolhi o momento sublime que segue.


Casamento

Adélia Prado

Há mulheres que dizem:
Meu marido, se quiser pescar, pesque,
mas que limpe os peixes.
Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,
ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.
É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,
de vez em quando os cotovelos se esbarram,
ele fala coisas como 'este foi difícil'
'prateou no ar dando rabanadas'
e faz o gesto com a mão.
O silêncio de quando nos vimos a primeira vez
atravessa a cozinha como um rio profundo.
Por fim, os peixes na travessa,
vamos dormir.
Coisas prateadas espocam:
somos noivo e noiva.

Quero colher um poema fervente de religiosidade, outro atravessa a opção e mais outro. É tão apaixonante pegar a Poesia Reunida (Siciliano, 1991) de Adélia Prado e mergulhar completamente no universo da mineira que não resisto e colo aqui o diálogo com Drummond, responsável pela descoberta da poeta:


Com licença poética

Adélia Prado

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
— dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.

ROCK & POESIA


ROCK & POESIA NO RIO VERMELHO (Salvador/BA)SÁBADO, 30 DE MAIO, ÀS 18H, NA MIDIALOUCA
O PowerTrio punk rock Pastel De Miolos, o poeta Nelson Magalhães Filho e o quinteto de escritores CORTE (Katherine Funke, Gustavo Rios, Sandro Ornellas, Lima Trindade e Wladimir Cazé) apresentam um "rockcital" (quase-recital de rock e poesia) na Midialouca do Rio Vermelho, no sábado, 30 de maio, às 18h. No show, a energia e a sonoridade pesada da Pastel De Miolos (em formato "acústico") se somam à modernidade urbana da literatura baiana contemporânea. A entrada é franca.
Os autores do CORTE abrem a sessão com inserções literárias entre as canções próprias e clássicas do rock nacional e estrangeiro pinçadas do vasto repertório da Pastel De Miolos. Depois, o contista Diogo Costa, segundo convidado da noite, também contracena com o som da banda. Por fim, o poeta e artista visual Nelson Magalhães Júnior entra no palco da Midialouca, com sua visceralidade inata, para uma jam session com seus poemas e acompanhamento dos músicos.
O show também terá a participação de algumas figuraças do rock baiano: Jair "Mr. Guima" (Declinium), Elmo (Opus Incertum), Rodrigo Rocha (The Black Mountain Group), Sioux Machado (Jato Invisivel), Fauro (Dr. Gore) e Márcio (Barbas de Molho/Móvidos A Alcool). Algumas das músicas que constam no setlist da noite são "Who loves the sun" (Velvet Underground), "Here comes your man" (Pixies), "Break on trough" (The Doors), "Até quando esperar" (Plebe Rude), "Redemption song" (Bob Marley), "Guns of Brixton" (The Clash), "Fênix" (Declinium), além é claro, dos vários hit's da banda.
Os "rockcitais", encontros entre rock e literatura, vêm sendo apresentado pelos cinco escritores do CORTE e três músicos da Pastel De Miolos desde o ano passado, sempre com escritores convidados.
CDs/DVDs/Camisetas da banda e livros dos autores estarão à venda no evento.
SOBRE OS ESCRITORES E MÚSICOS:
NELSON MAGALHÃES FILHO - Nasceu em Cruz das Almas em 1958. É artista visual premiado nas Bienais do Recôncavo e nos Salões Regionais de Artes Visuais (FUNCEB). Em 1999 ganhou o Prêmio BRASKEM de Cultura e Arte. Tem participado em diversas mostras individuais e coletivas em vários estados do Brasil, na Espanha e em Nova York (EUA). Tem poemas publicados no jornal "A Tarde" (BA) e nas revistas "Leia" (SP) e "Exu" (BA). Publicou os livros de poemas em edições independentes "As Luminárias", "Anjos Baldios", "Imagens do Porão", "A Flor do Láudano" e "A Cara do Fogo".
Mantém o blog Anjo Baldio (http://anjobaldio.blogspot.com/).
PASTEL DE MIOLOS - Alex Costa (baixo e voz), Alisson Lima (guitarra e voz) e Wilson Santana (bateria) fazem há quase 15 anos incontáveis shows na região metropolitana de Salvador, pelo interior, em outros estados e até convites para Turnê nos Estados Unidos. Em fase de pré-produção do novo Album, que será lançamento apenas em Formato Virtual para Download Grátis e divulgando o mais recente lançamento, o DVD "Resistir..."
CORTE - O coletivo de escritores formado por Sandro Ornellas, Wladimir Cazé, Katherine Funke, Lima Trindade e Gustavo Rios já realizou ou participou de eventos em Petrolina/PE, Salvador/BA, Feira de Santana/BA, Porto Alegre/RS e San Miguel de Tucumán (Argentina).
SERVIÇO:
Onde: Midialouca, Rua Fonte do Boi, Rio Vermelho, Salvador (BA)
Quando: 30 de maio, às 18h
Quanto: Entrada franca
Realização: Verbo 21 Produções