sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

UMA OBRA PARA SEMPRE


Gerana Damulakis

Há qualquer coisa no livro maior de J.D.Salinger (1919-2010), O apanhador no campo de centeio. E não é preciso ter 17 anos, ser adolescente, para entender, para sentir uma vontade danada de, talvez, senão mudar o mundo, gritar para o mundo.

O Apanhador... acompanha a vida de Holden Caulfield, jovem de 17 anos, de uma família endinheirada de Nova York. Holden é estudante de um internato, mas volta para casa antes do previsto para as férias de inverno, pois foi reprovado em praticamente todas as matérias. É nessa volta para casa, pensando na repreensão da família, que Holden vai aprofundando o que sente, como sente, dando corpo ao seu modo de perceber o que o cerca.

Uma das obras mais marcantes da literatura norte-americana da segunda metade do século XX, O Apanhador no campo de centeio é uma baliza, determinando sua contribuição como um chamamento para que se atente, se ouça, se leve em consideração a voz e o pensamento da juventude.

Diante disso, desde 1951, o romance foi se tornando quase uma lenda. E lendas foram sendo criadas em torno dele e de seu poder de influenciar, tais como a que envolve o assassino de John Lennon e também a que envolve o homem que tentou matar o presidente Ronald Reagan: ambos os criminosos estavam lendo O apanhador no campo de centeio. Jerome David, J. D. Salinger, também ganhou rótulos, virou um dos grandes mistérios da história da literatura contemporânea, graças ao seu estilo de vida, sempre recluso.

O fenômeno de 1951, The Catcher in the Rye , O apanhador no campo de centeio, foi seguido por: Nove Histórias, coletânea de nove contos publicados na revista The New Yorker entre 1948 e 1953; Franny & Zooey, com duas novelas curtas, em 1961, e Raise High the Roof Beam, Carpenters and Seymour: An Introduction, aqui traduzido, pela Companhia das Letras, como Carpinteiros, Levantem Bem Alto a Cumeeira e Seymour, uma Introdução, duas novelas de 1963. Os três títulos primeiramente citados são publicados pela Editora do Autor.