domingo, 28 de março de 2010

PERSONAGENS INESQUECÍVEIS: LEONARDO E BLIMUNDA SETE-LUAS


Gerana Damulakis

Tenho uma quantidade enorme de personagens inesquecíveis que, de uma forma ou de outra, me habitam. Mas tenho minhas preferências, ou aqueles que mais me marcaram. Muitas vezes sequer entendo a razão.
Ficarei, por enquanto, na literatura de língua portuguesa.
O personagem masculino que não me deixa: Leonardo, do romance Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida (1831-1861). Publicado em livro em 1854 (primeiramente saiu como folhetim no Correio Mercantil do Rio de Janeiro), a linguagem direta e ágil contribui para que as andanças do personagem Leonardo sejam muito vivas e levem o leitor por ruas e peripécias. Leonardo, filho de Leonardo-Pataca e Maria-da-Hortaliça, nascido de uma amor que começou depois de uma pisadela e um beliscão, é um herói picaresco, um herói às avessas.
Para mim, foi um deleite quando Ruy Castro publicou Era no tempo do rei - Um romance da chegada da Corte (Alfaguara/Objetiva, 2007), trazendo o Leonardo de Manuel Antônio de Almeida para participar do romance, em outras andanças, desta feita, com Pedro, o futuro imperador.
Portanto, meu personagem inesquecível, o que primeiramente rememoro e cito seu nome como símbolo de um personagem que me encantou é Leonardo.
Agora, a feminina: aquela que instigou, criou cumplicidade, fascinou meus olhos durante a leitura foi Blimunda Sete-Luas, de Memorial do Convento, romance de José Saramago (1922- ), publicado em 1982. Possuidora de capacidades, tal como a vidência do interior das pessoas, ela faz a colheita das vontades. Inesquecível.
Portanto, meu personagem inesquecível do universo de mulheres que povoam a literatura de língua portuguesa é Blimunda Sete-Luas.

Deixe nos comentários seus personagens preferidos (um masculino, outro feminino) da literatura de língua portuguesa. Vou adorar saber quem são eles.

Ilustração: Rafal Olbinski.