sábado, 31 de julho de 2010

DA FRANÇA


FIZESTE BEM EM PARTIR, ARTHUR RIMBAUD!
René Char


Fizeste bem em partir, Arthur Rimbaud! Teus dezoito anos refratários à amizade, à malevolência, à bobeira dos poetas de Paris, assim como ao zunzum de abelha estéril de tua família ardenesa um pouco doida, fizeste bem em espalhá-los aos quatro ventos, em jogá-los sob a lâmina de sua guilhotina precoce. Tiveste razão em abandonar o bulevar dos preguiçosos, os botequins dos mija-liras, pelo inferno das feras, pelo comércio dos espertos e o bom-dia dos simples.
Este impulso absurdo do corpo e da alma, esta bala de canhão que explode seu alvo, sim, é isso mesmo a vida de um homem! Não se pode, indefinidamente, saindo da infância, estrangular seu próximo. Se os vulcões mudam pouco de lugar, sua lava percorre o grande vazio do mundo levando virtudes que cantam em suas feridas.
Fizeste bem em partir, Arthur Rimbaud! Ainda há quem creia, sem provas, que contigo a felicidade é possível.


Fúria e Mistério
Tradução de Augusto Contador Borges para O nu perdido e outros poemas (Iluminuras, 1995), de René Char (1907-1988).

Ilustração: "Theatre du vaudeville", de Jean Béraud (1849-1935).

SONIA COUTINHO NA LIVRARIA LDM

Sábado, 31 de julho, na Livraria LDM, a escritora Sonia Coutinho lançará a reedição de Atire em Sofia.

GLÁUCIA LEMOS ELEITA PARA A ALB

Gláucia Lemos foi eleita, no dia 29 de julho, para ocupar a cadeira nº 14 da Academia de Letras da Bahia.
Gláucia Maria de Lemos, escritora brasileira, nascida em Salvador, Bahia, é autora de 34 títulos, entre eles a coleção “Marujo Verde”, de literatura infanto-juvenil, além de reunião de contos e romances premiados, tais como: O Riso da Raposa, pela Academia de Letras da Bahia, em 1985, A Metade da Maçã, pela Secretaria de Cultura do Recife, em 1988, As Chamas da Memória, pela União Brasileira de Escritores – Rio de Janeiro, em 1990 e Bichos de Conchas, vencedor do II Prêmio de Literatura da UBE/Scortecci, em 2007.
A sua obra publicada é, praticamente na sua totalidade, prosa, exceção feita aos dois livros de poemas.

Foto: Gláucia Lemos, a mais recente imortal da ALB, no centro. O presidente da ALB, Edivaldo M. Boaventura, e GD. Mais fotos no blog da Academia de Letras da Bahia: