terça-feira, 12 de julho de 2016

A ETERNIDADE DA MAÇÃ, DE MARCUS VINÍCIUS RODRIGUES

Gerana Damulakis

Em nome da comissão avaliadora do Prêmio Nacional da Academia de Letras da Bahia 2016, composta pelos acadêmicos, os escritores Aleilton Fonseca e Carlos Ribeiro e esta leitora, quero atestar que o conjunto de contos A eternidade da maçã, de Marcus Vinícius Rodrigues, se destacou por apresentar uma estrutura organicamente elaborada, tendo como tema único a ditadura militar no Brasil na segunda metade do século passado. Além disso, há recursos instigantes, tal como a presença de uma epígrafe para cada conto, sempre com versos das canções dos baianos, na época exilados, Caetano Veloso e Gilberto Gil, funcionando não como mera ilustração, mas como um átrio para cada narrativa.
Marcus Vinícius Rodrigues não é um estreante. O escritor tem seis títulos publicados, de poesia e de contos, venceu prêmios literários importantes como, por exemplo, o da Fundação Casa de Jorge Amado e o Newton Sampaio de Contos, este último é um dos mais prestigiados do país.
Com o prêmio da ALB, patrocinado pela Fundação Gregório de Mattos, da Prefeitura Municipal da Cidade de Salvador, através do Edital "Arte em Toda Parte", Marcus Vinícius comprova ser um autor que conjuga os talentos da fabulação e da linguagem.