sexta-feira, 17 de julho de 2009

MARIA E NILSON

Gerana Damulakis

Às vezes estamos tristes, ou melhor, desanimados (deixemos a tristeza lá fora, não vamos chamá-la), talvez melancólicos, e entramos na blogosfera. Um mundo a blogsfera, um mundo que vai envolvendo nossos pensamentos e, logo, esquecemos o que estava acrescentando um peso extra na alma.
Eu costumo dizer que faço a ronda dos blogs.
São vários, mas vou escrever apenas sobre dois, motivo desta postagem:
Continhos para cão dormir
e Blag
respectivamente de Maria Sampaio e Nilson Pedro.

Neles encontramos os versos do poeta, as fotos que escrevem os casos e os contos da prosadora e fotógrafa. Quanta riqueza! E quanta satisfação os dois blogs proporcionam. Maria tem uma maneira de contar interessantíssima: ela posta uma foto e cria um texto, temos que ler e olhar a foto, ler e olhar a foto, um casamento perfeito. Mais uma nota peculiar: sua linguagem natural, como se estivéssemos ouvindo a narradora. Enquanto Nilson, com sua poesia, foi encantando e encantando cada vez mais leitores, a ponto dos e-amigos pedirem um livro já! Uma poesia inteligente, plena de achados e com um estilo muito próprio. E a tal tristeza, a melancolia e o desânimo? Bem longe, pois que muito do afastamento de algum momentâneo cansaço fica por conta de vocês dois, Maria e Nilson.
Por tudo isso, não é novidade para nós, que seguimos os dois blogs, que cada um tenha seu livro publicado pela P55, na coleção Cartas Bahianas, com lançamento na livraria Tom do Saber, dia 1º de setembro.
Marcus Gusmão, do blog Licuri, abriu um hotblog para este dia, onde se pode, inclusive, reservar exemplares dos dois livros: http://mariaenilsonmil.wordpress.com/
Tenho que deixar registrado que cheguei até Nilson e Maria através de Kátia Borges, do blog Madame K, minha querida amiga, além de ser minha afilhada literária que muito me orgulha, fazendo a poesia de qualidade como ela bem sabe.

Foto: Maria e Nilson, por Marcus Gusmão.

11 comentários:

maria guimarães sampaio disse...

Preciso usar o meu bordão felizmente feliz e dizer: grata, gratíssima (acrescentando o nilsongrandecimento)graticíssima

Kátia Borges disse...

Ai, Gerana, você chegaria a eles de qualquer modo, tenho certeza. Quanto a mim, sua afilhada literária, sim, com muita honra. BJ (e saudade)

aeronauta disse...

Bom ter todos vocês por perto!

Renata Belmonte disse...

Eles são mesmo uns queridos! E esta é uma maravilhosa rede de afetos!
Bjs

tatiane disse...

Adorei as indicações! Já vou adicionar por aqui para fazer visitinha rotineira. Ótimos blogs!

Maria Muadiê disse...

que lindo, Gerana, eles merecem!

gláucia lemos disse...

Que simpática promoção. E a foto, que beleza de descontração. A Maria sempre tenho lido nos jornais referências a sua arte fotográfica. Sou apaixonada por fotografia, mas não conheço nada de técnica. Se um dia estiver dando aulas, serei a primeira a me inscrever no curso. O Nilson, leio seus comentários inteligentes, mas com meu tempo curto não faço a ronda dos blogs, um dia irei lá, irei sim.

Mariane disse...

O Compartilhando Leituras está fazendo uma discussão, você é contra ou a favor de baixar livros pela internet? Participe da enquete na barra lateral do blog e deixe sua opinião nos comentários, vamos compartilhar essa discussão!

Obrigada

Nilson disse...

Oi, Gerana,

finalmente sento pra fazer a 'ronda', como você diz, e me deparo aqui com esse texto carinhoso, generoso, revigorante. Se tem uma coisa que me deixa particularmente feliz com tudo isso é justamente o fato de que o livro, antes de mais nada, é como uma materialização de todo esse carinho surgido assim, quase geração espontânea em nossa rede de prosas & poesias na blogosfera. Também fico revigorado quando entro nos blogs. E grato, gratíssimo, graticicíssimo a você, a Maria, a Kátia, que também é minha madrinha, a Marcus, padrinho-blogueiro, à Aeronauta, a Martha, a Bernardo, a Renata, a Celso, a Janaína, a todos, enfim. Enfim, é preciso mesmo dizer obrigado!!! É isso!

Anabela Lopes disse...

Gerana, de momento estou a ler a saga de Harry Potter (ou melhor, a reler)... Depois, tenho vários livros à escolha e andava indecisa. Assim, já decidi: quando acabar Harry Potter vou ler o livro de Jane Austen.
Bj

Lidi disse...

Vou agora lá no hotblog! Gerana, achei tão lindo o teu comentário em meu blog. Obrigada! Um beijo!