quinta-feira, 11 de setembro de 2008

COMEÇO DA OUTRA METADE DA LISTA



Gerana Damulakis


DA LISTA

51-Os resíduos do dia, Kazuo Ishiguro

52- A mulher do tenente francês, de John Fowles

53- Mar inquieto, de Yukio Mishima

54- Naufrágios, de Akira Yoshimura

55- Os ratos, de Dyonelio Machado

56- Angústia, de Graciliano Ramos

57- Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago

58- O vermelho e o negro, de Stendhal

59- Madame Bovary, de Gustave Flaubert

60- Nadja, de André Breton


TRECHOS DE Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago (foto). Sei que é o 2º título de Saramago na minha lista e sei que, se a lista não tivesse limite estabelecido, seguramente acabaria colocando todos os títulos dele.

(...) todos os relatos são como os da criação do universo, ninguém lá esteve, ninguém assistiu, mas toda a gente sabe o que aconteceu.

(...) se antes de cada ato nosso nos pusessemos a prever todas as conseqüências dele, a pensar nelas a sério, primeiro as imediatas, depois as prováveis, depois as possíveis, depois as imaginárias, não chegaríamos sequer a mover-nos de onde o primeiro pensamento nos tivesse feito parar.

Os bons e os maus resultados dos nossos ditos e obras vão-se distribuindo, supõe-se que de uma forma bastante uniforme e equilibrada, por todos os dias do futuro, incluindo aqueles, infindáveis, em que já cá não estaremos para poder comprová-lo, para congratular-nos ou pedir perdão, aliás, há quem diga que isso é que é a imortalidade de que tanto se fala.

(...) a experiência é realmente a mestra da vida (...).

Sem futuro, o presente não serve para nada, é como se não existisse (...).

Um comentário:

Goulart Gomes disse...

Oba! Estou melhorando. Dessa aí já li Dyonélio, Graciliano e Saramago. Stendhal, Breton e Flaubert estão me esperando na estante!