quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

SABEDORIA MILENAR JAPONESA

O que um romancista realmente precisa não são opiniões variadas mas um sistema pessoal de contar histórias no qual suas opinões possam firmemente se apoiar.
Haruki Murakami


Sinto um especial prazer quando leio Haruki Murakami, a ponto de não ter um título preferido entre os sete já lidos. Quem sabe Dance dance dance (Estação Liberdade, 2005), quem sabe Kafka à beira-mar (Alfaguara/Objetiva, 2008), mas tenho sempre um apreço, uma inesquecível lembrança do primeiro contato e daí lembro de Caçando carneiros (Estação Liberdade, 2001), quando Murakami todavia não tinha alcançado o nome que hoje é emblema da literatura de qualidade inquestionável. Seu mais recente romance publicado no Brasil é Após o anoitecer (Alfaguara/ Objetiva, 2009), uma história que se passa numa madrugada marcada por aproximações e afastamentos.

5 comentários:

BAR DO BARDO disse...

Boa dica!

Lisarda disse...

Murakami tiene una narrativa envolvente, é impossível saír do livro! Acho que a sicronicidade sigue, si vas a Lisarda, verás alguma coisa do País do Rising Yen...

A Itinerante - Neiva disse...

Gerana,

Passando a acompanhar seu site é que percebi o quanto tornei-me desatualizadas com a boa literatura.

Lia demais na infância e adolescência. Sou do tipo de ler 500 paginas em uma noite se o livro me pegar de jeito. Quando ia à livraria era impossível escolher um só e saia sempre com alguns. rsrs

Bons tempos. Depois não sei bem se foi só o meu dinheiro que diminuiu ou se os livros também aumentaram. O fato é que sendo impossível sustentar o vício literário, acabei adotando outros compensatórios, como os games de RPG e mais recentemente a net.

Enfim... Tudo isto para dizer que não conheço este autor, infelizmente.

Gostei desta frase. Será que eu tenho um sistema pessoal de contar histórias no qual minhas opiniões possam firmemente se apoiar?

Druida será um bom teste. Veremos.

Beijos e obrigada por estar acompanhando.

Sergio Storino disse...

Gerana,
Peguei a dica do Murakami no seu post "Melhores leituras de 2009". Li o "Após o anoitecer" e gostei muitíssimo. Gerana, não pude deixar de ler o post sobre o seu pai, lá no Mínimo Ajuste. Muito delicado, sensível e afetuoso. Uma bela homenagem ao "seu grego".
Um abraço,
Storino

Eliana Mara Chiossi disse...

Lendo, aprendendo, e matando a saudade.

Beijos