domingo, 6 de junho de 2010

UMA JOIA LITERÁRIA

O texto a seguir é de Janaína Amado, filha da poeta Jacinta Passos.

O lançamento deste livro está me deixando muito emocionada. Finalmente, realizo o sonho de trazer de volta toda a bela poesia de minha mãe, a poeta Jacinta Passos (1914-1973), assim como a luta de sua existência. O volume, uma publicação da Editora da Universidade Federal da Bahia e da Editora Corrupio, reúne todos os livros publicados de Jacinta Passos, seus textos jornalísticos, seus inéditos em prosa e verso, sua biografia - escrita por mim -, a fortuna crítica, além de estudos produzidos especialmente para esta edição por intelectuais de renome. O volume é enriquecido com um caderno de imagens e com os belíssimos desenhos de Lasar Segall, feitos para um dos livros de Jacinta. Espero no lançamento, na próxima terça-feira, dia 8 de junho, na Galeria do Livro, no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, na Praça Castro Alves, os leitores de Salvador e arredores.
Janaína Amado

15 comentários:

Tania regina Contreiras disse...

Mãe e guerreira, uma dupla responsabilidade da Janaína, segundo já comentei no seu blog, e uma leitura imperdível, certamente.
Abraços,
Tânia

Lisarda disse...

Um resgate necesário.
Ignacio-Lisarda

M. disse...

Estaremos lá, para prestigiar Janaina e sua mãe.

silvia zappia disse...

lectura imperdible...lástima estar tan lejos (ya dije ésto en otra oportunidad), y no creo que se publique en Argentina...


besos*

Janaina Amado disse...

Gerana, muitíssimo obrigada pela divulgação. Você se esqueceu de acrescentar que há um ótimo texto seu no livro, um dos textos escritos especialmente para a edição, que atualizam o olhar sobre Jacinta. Abraços, querida.

Unknown disse...

parabéns a Janaína pelo resgate de obra tão singular,

abraço

josé carolina disse...

Outra dica preciosa, Gerana. Vou conferir distante, depois do lançamento.
Quanto a seus livros, eu gosto dos "chatos", como disse. O de poesia, se acha mesmo que não vinga, ou prefere deixá-lo quieto, tudo bem. Mas, quanto aos outros, vou querer no próximo mês. E já deixo meu e-mail para você me passar preços e formas de envio/pagamento. Tá bom?
Abração!
E obrigada, claro!
Carolina.

Ana Tapadas disse...

Sempre atenta e em cima do acontecimento literário!
Beijinho

Fernando Campanella disse...

Janaína postou um texto onde aponta um problema que teve com os 'Correios e Telégrafos', que perderam originais de sua mãe, se não estou enganado. Mas, fico feliz que pôde concretizar isso, essa maravilhosa homenagem à mãe que deve ter sido uma escritora de alto brilho.
Grande abraço, minha amiga.

glaucia lemos disse...

Parabéns Janaina. Tenho um poema que diz entre outras coisas: " Os braços da mulher têm a forma de berço/ (...) No seio, o sangue, a seiva/ as vigílias da vida." Mostre ao mundo o que ainda não saibam sobre sua mãe.
Dia das mães são todos os dias.

Anônimo disse...

Ahá! Também estás no livro né dona Gerana! Escondendo o ouro!
Dê um abraço em Janaina por mim. E outro bem grande em você.

Adriana Riess Karnal disse...

pois fiquei muito a fim de conhecer essa poesia.

Juan Moravagine Carneiro disse...

Confesso que não conhecia...

abraço

Unknown disse...

Danadinha, filha da artista e arteira Jacinta e nunca revelou! Tá vendo como vc é uma dama mesmo?

Gerana, esse livro deve ser maravilhoso, além de lindo visualmente, sem contar a biografia que deve ser imperdível. Gerana..

olha só a vida vencendo a morte

Gerana Damulakis disse...

Wal: eu não sou filha de Jacinta. O texto abaixo do convite é de Janaína Amado, filha de Jacinta Passos. Janaína reuniu a obra da mãe e publicou uma verdadeira joia literária.