quinta-feira, 19 de junho de 2008

O RIO E A PONTE


Gerana Damulakis



Ao dar a este meu livro o título O rio e a ponte -À margem de leituras escolhidas, editado pelo Selo Letras da Bahia, eu procurei metaforizar a relação entre a leitura e a percepção da mesma leitura, buscando, com obstinação, a despretensão, e, com isso, atingir o leitor que é capaz de admirar e encontrar prazer no ato de ler um pequeno ensaio e, quem sabe, através deste, ir procurar um prazer maior dando um mergulho; ou seja, busquei instigar aqueles que são sensíveis à literatura.

Excetuando o texto sobre José Saramago, que saiu na revista do Gabinete Português de Leitura, Quinto Império, os demais textos reunidos foram escritos para o suplemento Cultural do jornal A TARDE, cujo editor naquela altura, Florisvaldo Mattos, foi o principal responsável pela existência destes escritos, dados seu estímulo e sua confiança na minha capacidade de expressão frente ao grande público do maior jornal do Estado da Bahia e do nordeste do país.

Como o público do jornal e da revista é seguramente maior que o do livro, lamenta-se o pouco espaço destinado aos assuntos literários na imprensa escrita. Lembrando o grande ensaísta José Paulo Paes, influência confessa no tocante ao meu caminhar pelos bosques da leitura, transcrevo seu pensamento com respeito ao modo de encarar a crítica: "Por ter de enfeudar-se cada vez mais na universidade, a crítica, capitis diminutio, passa a ser uma atividade setorial, ela que nascera vocacionada para o urbi et orbi".

A miscelânea que acaba por conter um denominador comum, que é o objetivo de suscitar curiosidade sobre livros e autores, justifica-se por ser uma reunião de textos escritos ao longo de alguns anos sem o propósito de compor um livro, mas que se mostrou viável graças ao objetivo supracitado.

Creio que sempre haverá os que desejam perseguir o prazer do texto sobre a obra para, como pensava T.S.Eliot, redobrar o dito prazer.



Esta é a nota liminar do meu livro O rio e a ponte, que terá alguns dos textos postados aqui no blog.