sexta-feira, 17 de julho de 2009

MARIA E NILSON

Gerana Damulakis

Às vezes estamos tristes, ou melhor, desanimados (deixemos a tristeza lá fora, não vamos chamá-la), talvez melancólicos, e entramos na blogosfera. Um mundo a blogsfera, um mundo que vai envolvendo nossos pensamentos e, logo, esquecemos o que estava acrescentando um peso extra na alma.
Eu costumo dizer que faço a ronda dos blogs.
São vários, mas vou escrever apenas sobre dois, motivo desta postagem:
Continhos para cão dormir
e Blag
respectivamente de Maria Sampaio e Nilson Pedro.

Neles encontramos os versos do poeta, as fotos que escrevem os casos e os contos da prosadora e fotógrafa. Quanta riqueza! E quanta satisfação os dois blogs proporcionam. Maria tem uma maneira de contar interessantíssima: ela posta uma foto e cria um texto, temos que ler e olhar a foto, ler e olhar a foto, um casamento perfeito. Mais uma nota peculiar: sua linguagem natural, como se estivéssemos ouvindo a narradora. Enquanto Nilson, com sua poesia, foi encantando e encantando cada vez mais leitores, a ponto dos e-amigos pedirem um livro já! Uma poesia inteligente, plena de achados e com um estilo muito próprio. E a tal tristeza, a melancolia e o desânimo? Bem longe, pois que muito do afastamento de algum momentâneo cansaço fica por conta de vocês dois, Maria e Nilson.
Por tudo isso, não é novidade para nós, que seguimos os dois blogs, que cada um tenha seu livro publicado pela P55, na coleção Cartas Bahianas, com lançamento na livraria Tom do Saber, dia 1º de setembro.
Marcus Gusmão, do blog Licuri, abriu um hotblog para este dia, onde se pode, inclusive, reservar exemplares dos dois livros: http://mariaenilsonmil.wordpress.com/
Tenho que deixar registrado que cheguei até Nilson e Maria através de Kátia Borges, do blog Madame K, minha querida amiga, além de ser minha afilhada literária que muito me orgulha, fazendo a poesia de qualidade como ela bem sabe.

Foto: Maria e Nilson, por Marcus Gusmão.