quarta-feira, 20 de maio de 2009

MARIO BENEDETTI: 14/09/1920 - 17/05/2009


Gerana Damulakis

Soube que Benedetti estava doente através do blog de Saramago, o qual solicitava uma corrente de poemas como mostra de que os leitores estavam torcendo pelo restabelecimento do amigo Mario. Houve melhora, mas agora o escritor uruguaio se foi.
A vasta obra de Mario Benedetti foi traduzida mundo afora: em torno de 80 livros. Consagrado como poeta, seus contos e o romance A trégua (seu clássico) garantiram Benedetti entre os principais escritores latino-americanos, ao lado de, por exemplo, Juan Carlos Onetti.
Li recentemente o livro de contos Correio do tempo (Objetiva, 2007). As situações que os contos trazem são pungentes, embora muitas vezes corriqueiras. Talvez como um alerta para que prestemos atenção na sutileza do que é frugal, porém profundo se devidamente sentido. As narrativas primam pela brevidade, justo quando a mão do mestre é evidente. Há o toque da ironia mesclada com humor leve.
Nascido em 1920, em Paso de los Toros, Uruguai, Mario foi jornalista, exilou-se por 12 anos na ocasião em que se viu envolvido nas questões políticas de seu país nos idos da década de 70 do século passado.
Sua marca está registrada na literatura.

TRÊS DIAS COM HELENA