terça-feira, 18 de maio de 2010

KÁTIA BORGES: UM INGRESSO PARA UMA VIAGEM POÉTICA

GD

O lançamento do 3º livro de poemas de Kátia Borges, Ticket Zen (Escrituras, 2010), foi uma festa e tanto. Acontecimentos: conversas literárias interessantes (atualmente, o poeta Luís Antonio Cajazeira Ramos e eu só fazemos elogiar os contos de Marcus Vinícius Rodrigues, de tão encantados que estamos - o elogiado, ouvindo tudo); saudades de outros tempos foram levantadas, dos tempos das colunas do jornal A Tarde, no Caderno 2, graças ao encontro com a editora Suzana Varjão, muito querida por todos; a poeta Myriam Fraga revelou que é uma contadora de casos e a conclusão é a de que ela deve escrever suas memórias; a presença do pessoal da blogosfera, o poeta Nilson Galvão e Marcus Gusmão, e a presença de mais escritores: Aramis Ribeiro Costa, Gláucia Lemos, Lima Trindade, Lago Júnior, Aleilton Fonseca e Rosana Patrício, Adelice Souza e muitos outros que foram chegando.
Da primeira leitura (este Ticket Zen está mais próximo do volume De volta à caixa de abelhas), retiro um poema que retrata bastante bem os comentários de Cajazeira Ramos nas "orelhas", quando diz: "O livro sugere um diário, no qual a poeta registra em versos as experiências de fato e de sonho, fragmentos de lembranças e planos, momentos de angústia ou calma, o que a inquieta ou conforta, suas saudades e desejos, as frustrações, o amor".

COMO CHUVA FORTE
-----------------Kátia Borges
----------------------------------Quisera desabar sobre ti.
------------------------------------------Olga Savary

Nada guardei de meu, nesta viagem,
companheira, nada
que possa recordar de bom
e de feliz tudo o que vivemos.
O que me vem de nós é turbilhão
de horas mansas, de afundarmos juntos, de
--------------------------------[corrermos
sem segurança em meio aos trovões.

O temporal do amor, a chuva forte,
deixou minha alma encharcada.
Ao pensar no que passou, pesam-me as pernas.

Hoje, dispenso todos os remédios
e lanço ao inferno os chás e os unguentos.
Rezo ao delírio, busco a febre insana, me entrego.

Foto: Kátia Borges. KB é jornalista, mestranda em Literatura e Cultura pela Ufba, integrante do quadro editorial do jornal A Tarde.