quarta-feira, 2 de junho de 2010

MARIA


Soube faz menos de uma hora (acho - estou atordoada) que Maria Sampaio se foi. Embora já sabendo que ela não estava bem, nunca estamos preparados para a notícia. Rodei pelos blogs amigos, todos já estão com as postagens que prestam homenagem ao ser humano que ela foi, com aquela capacidade enorme de reunir pessoas.
Não lembro quando comecei a sentir que fazia parte de uma blogosfera determinada, essa blogosfera com integrantes que são baianos, que podem marcar encontros, que podem se tocar, mas que todos os dias trocam palavras num mundo virtual. Há exceções: Chorik, por exemplo, faz parte dessa blogosfera, mas mora em Americana, São Paulo, só que, durante o encontro de dezembro, falamos muito dele, fizemos como se ele estivesse presente. Maria ali, presença central. Ninguém precisou dizer que tudo acontecia em torno dela; contudo, acontecia.
Pensei em lembrar, nesse instante, da fotógrafa (e citar seus livros com fotos maravilhosas), pensei em lembrar a escritora (e citar seus livros também, com a prosa madura dos romances, com a ironia e o humor dos contos), mas não quero ser leitora. Quero lembrar Maria sentada no restaurante, conversando, rindo, aglutinando.
Quero escrever que foi muito bom ter conhecido Maria Sampaio no mundo virtual e no mundo real. Saudade, muita.

Foto de Maria Sampaio feita por Adenor Gondim.