terça-feira, 21 de abril de 2009

21 DE ABRIL DE 1960: BRASIL, A CAPITAL É BRASÍLIA


Gerana Damulakis

Há várias belezas que podem representar Brasília, a capital da República Federativa do Brasil. O plano urbanístico, Plano Piloto, foi elaborado por Lúcio Costa, e hoje é Patrimônio Mundial da Unesco. O arquiteto Oscar Niemeyer projetou os principais prédios públicos da cidade. Escolhi, como referências, a Catedral de Brasília (as colunas lembram mãos postas em prece, lindo!) e o Palácio da Alvorada (ambas as fotos acima). Uma cidade planejada, com o traçado de um avião e endereços esquisitos, tais como Asa Norte e Asa Sul; tudo bem interessante.
Inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek, JK, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro.
Quando eu era pequena e aprendi que um tal Marquês de Pombal mudou a capital do Brasil, de Salvador para o Rio de Janeiro, lembro que fiquei com muita raiva do primeiro-ministro português. E levei este "bairrismo" vida afora. Afinal, quando a Corte chegou em 1808, fez da então capital, o Rio de Janeiro, a capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Tivesse Salvador permanecido na sua condição, pensava eu, e teríamos as belezas e riquezas situadas no Rio, tais como: a Biblioteca Nacional, o Teatro Municipal, o Jardim Botânico...
Tudo por culpa do Marquês de Pombal!!! Quem souber a razão da briga entre o Marquês e o governador, a qual motivou a mudança da sede da administração colonial do Brasil, da Cidade do São Salvador da Bahia de Todos os Santos para o Rio, escreva um comentário.
Mas, vai longe o tempo de Salvador, capital do Brasil, e do Rio de Janeiro, capital do Brasil.
É aniversário da capital do Brasil. Parabéns para Brasília. Parabéns para os candangos.

Nenhum comentário: